Muitas vezes o sistema de câmeras não é só responsável por identificação de meliantes ou prevenção de pessoas mal-intencionadas. Sistemas simples convencionais são amplamente utilizados para tirar dúvidas em questões corriqueiras como troco errado, esquecimento ou perdas de objetos, monitoramento de idosos, monitoramento até de animais domésticos.

Os sistemas mais complexos são responsáveis por liberação automática de pessoas autorizadas em ambientes restritos através do reconhecimento facial ou placas de veículos, e conseguem identificar violação de acessos através de linhas virtuais, possibilidade de patrulhamento automático em áreas abertas sem a necessidade de operador, monitoramento automático de objetos informando caso estes sejam retirados sem autorização, monitoramento de vagas de garagem alertando a ocupação ou a desocupação de uma vaga.

O CFTV a cada dia é mais utilizado em situações antes não imaginadas, a evolução acelerada da tecnologia incluindo a recente inserção de inteligência artificial em seus dispositivos possibilitam a esses equipamentos a utilização cada vez maior em todos os setores da sociedade moderna. Nas indústrias proporcionando o acompanhamento de todo processo de produção, alertando falhas de equipamentos e máquinas diminuindo os prejuízos e acidentes.

Nas lavouras fazendo o acompanhamento das áreas desde o plantio até a colheita, na pecuária no acompanhamento e contagem de animais, e em projetos mais recentes a possibilidade de identificação e peso aproximado do animal.